O nome dado ao hotel foi inspirado nos monumentos de Atenas (Grécia). A Torre dos Ventos de Atenas foi construída por volta do ano 50 a.C., feita em mármore e de planta octogonal, com 12 metros de altura por oito metros de diâmetro. Antigamente era coberta por um catavento com o desenho de um Tritão (um deus do mar da mitologia grega), que indicava a direção do vento. No friso, relevos representavam as oito divindades gregas para o vento, segundo sua direção: Bóreas (N), Kaikias (NE), Eurus (E), Apeliotes (SE), Noto (S), Lips (SO), Zéfiro (O) e Siroco (NO). No interior da torre havia, ainda, um relógio de água (clepsidra), movido pela água que vinha da acrópole (parte mais alta da cidade). Com relógios de sol no exterior e o de água no interior os visitantes podiam ver as horas em qualquer condição do tempo, claro ou nublado, e mesmo durante a noite. Nos primeiros tempos do cristianismo, a torre foi usada como campanário de uma igreja bizantina anexa, destruída por um incêndio. A Torre dos Ventos estava semienterrada e chamuscada quando foi escavada e restaurada por arqueólogos no século XIX. Diante deste conceito, nasceu o Torre dos Ventos Park Hotel de Erechim, nome escolhido para ilustrar a obra erguida na ‘acrópole’ do entorno da região do Parque da Frinape. A ideia dos empreendedores é que com o passar dos anos outras duas torres se agreguem à obra e que do alto de uma delas por meio de um espaço, que deverá funcionar como uma espécie de mirante, seja possível observar a vista da cidade de Erechim. Por ora um totem com o nome do hotel dá as boas-vindas aos hóspedes, que mesmo sem mirante já podem ver, da janela das próprias acomodações, belas paisagens proporcionadas pela localização privilegiada.
A Cidade
Erechim é um município do Estado do Rio Grande do Sul, localizado ao Norte, na Região Alto Uruguai e sobre a Cordilheira da Serra Geral. Distante, aproximadamente, 350 quilômetros da capital Porto Alegre, a cidade de 101.122 habitantes é polo regional, formada por outros 31 municípios que juntos somam população superior a 300 mil habitantes.
Com a economia alicerçada na indústria, que tem como carro-chefe o segmento metal-mecânico, mas também se destaca nas áreas alimentícia, do vestuário, energia e do agronegócio, Erechim registrou, em 2011, PIB de R$ 2.700.619,00 e PIB per capita de R$ 27.911,00. A economia erechinense baseia-se principalmente na indústria, que representa 37,53% da arrecadação municipal. A principal causa do grande crescimento deste setor foi, basicamente, a expansão do parque industrial, que fez com que a cidade crescesse quatro vezes mais que a média do Brasil e quase três vezes mais do que o Rio Grande do Sul. O ramo que mais cresceu em todo este tempo foi o metal-mecânico, que entre 1985 e 2005, aumentou em média 25,4% a quantidade de empregados. Em segundo lugar vem o setor de Serviços, que vem crescendo a cada ano e já contribui com 17,85% da arrecadação do município. É a área que mais emprega mão-de-obra. Em terceiro lugar na participação econômica está o setor primário, que é de grande importância para a diversidade da produção e responde por 6,39% da arrecadação municipal. Erechim também é polo educacional com a URI – Universidade Regional Integrada, a Uergs – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, a FAE – Faculdade Anglicana de Erechim, o IFRS – Instituto Federal do Rio Grande do Sul e a UFFS – Universidade Federal Fronteira Sul, além de instituições de ensino superior que tem polo na cidade com método EAD – Ensino à Distância, casos
da Ulbra, Cemap/Unopar e Castelo Branco. Há, ainda, ótimas escolas estaduais e municipais, contando com boas notas em exames do governo federal. O município também é considerado polo regional em saúde com atendimento de baixa, média e alta complexidade. Na cidade existem dois hospitais: um público – Fundação Hospitalar Santa Terezinha – e um filantrópico – Hospital de Caridade. Em 2013, Erechim ficou em 1º lugar em Educação no Rio Grande do Sul entre os municípios com mais de 50 mil habitantes. Com índice de desenvolvimento humano considerado alto, a cidade está entre os 136 melhores municípios do Brasil para se viver, conforme ranking do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que levou em consideração, com dados de 2010, as áreas de longevidade (vida longa e saudável), padrão de vida (renda) e educação (acesso ao conhecimento) de todas as 5.565 cidades do país. Conhecida como a Capital da Amizade, Erechim tem sete empresas (Olfar, Comil, Intecnial, Unetral, Peccin, Cavaletti e Viero) entre as 500 maiores dos três estados da região Sul, conforme Ranking Grandes & Líderes 2013, da Revista Amanhã em parceria com a PWC. Seus principais eventos são a Festa di Bacco – a Festa da Uva de Erechim, a feira setorial Construir, o Rally Internacional de Erechim, a Frinape e o Natal Luz.
A cidade é bela, pujante, acolhedora e tem um povo trabalhador. Tem um traçado lindo e histórico, com suas construções em art déco sendo outro diferencial.
Nossa Localização
Acomodações
Galeria de Fotos
Reservas online!